terça-feira, 11 de setembro de 2007

Análise de Blogs


O primeiro blog a ser analisado foi o da Marianna, ele utilizou o GPs como instrumento de ensino em seu blog ela conseguiu explicar de forma clara e objetiva o que é GPS mostrando um pouco da história, o surgimento do GPS, as novas tecnologias empregadas neste aparelho. Ela explica também como o Global Positioning Systen – GPS funciona mostrando seus conceitos básicos de funcionamento, como são geradas as informações etc.

O GPS no ensino segundo a autora o uso ainda é restrito nas escolas por ser uma tecnologia nova e cara ficando restrito ainda as escolas com mais alto poder aquisitivo. Mas ela fala da utilização destes recursos nos trabalhos de campo das escolas, práticas de ensino que utilizam este recurso além das disciplinas que utilizam deste recurso como auxilio nas aulas.

Este blog mostra de forma clara e fácil o entendimento deste recurso que é essencial para a profissão de professor de Geografia e de Geógrafo. Este blog é um local onde você achará informações necessárias para entender o que é GPS.

Disponível em : http://portifoliomarianna.blogspot.com/

O Segundo blog analisado foi o da Patrícia B. de Souza, onde ela traz um velho companheiro de orientação a Bússola,. Ela traz com uma linguagem clara e objetiva com bastante imagens dos vários tipos e modelos de bússolas alem de ser bem objetiva e clara com a explicação.

Uma parte bastante interessante deste trabalho foi a explicação da composição da bússolas dividindo em partes e explicando separadamente cada uma. A construção da bússola, feita com matérias descartáveis também tornou bastante instigante, além de mostrar passo a passo a construção deste aparelho através de imagens.

A autora de forma clara e objetiva conseguiu mostrar todas as caracteristicas deste aparelho sem tornar a pesquisa cansativa com uma linguagem fácil, acessível, e com bastantes figuras.

Disponível em: http://portfoliopatricia.blogspot.com/

segunda-feira, 3 de setembro de 2007


O termo home page, home-page ou homepage é normalmente designado para nomear a primeira página ou a página principal de um site, tendo a função de diferenciá-la das outras páginas que compõem um site. A home page seria como a capa de uma revista. Na Internet, esse termo costuma funcionar como a página introdutória do site com explicações sobre o que será encontrado nas demais páginas do site, Ela seria como o índice de um site a ser visitado.

Em tempos atuais a Internet tem ganhado destaque em ambientes educacionais, afinal, ele une som, imagem , informação e velocidade, portanto é inegável seu papel de instrumento em favor do processo de ensino-aprendizagem (principalmente levando em conta e facilidade atual de home pages serem elaboradas e mantidas).

Com esses novos métodos, e professores aptos a utilizá-los a aula ficará mais atrativa para o aluno, que sem dúvida, prestará mais atenção e conseqüentemente, aprenderá mais.

Desta maneira, colocar a imagem, a música, a internet, nas teias educacionais é uma forma de tornar mais interessantes os conteúdos ministrados, de aproximá-los de uma realidade, de um cotidiano que está, a casa momento, mais tecnológico.

A imagem é uma das formas mais bem-sucedidas que o homem criou para superar o fato angustiante de que depois do dia de hoje virá o amanhã, o seguinte, e que sua vida caminha para um fim inevitável. A imagem, assim como a música, a escultura, a arquitetura, são obras humanas concedidas para congelar e cristalizar o presente. (Filho, 1988,p9).

Por outro lado, ao elaborar uma página estar-se-á também transmitindo informações para um público (no caso da rede) mundial, sendo, preocupação com a linguagem, os textos, fotos, ética, etc.

As novas tecnologias têm como função auxiliar as mais diversas atividades da sociedade com maior agilidade e facilidade. E com a educação não haveria de ser diferente, pois principalmente o computador e conseqüentemente a Internet, auxiliam no processo de ensino-aprendizagem.

A Internet se encaixa perfeitamente aos novos rumos da educação, já que ela une som, imagem e informação e também pode auxiliar a criatividade do aluno através de softwares que estimulem a criatividade e o conhecimento. No caso da Geografia, o uso desses equipamentos auxilia a encontrar mapas geológicos, climáticos, etc., dados populacionais, figuras, etc.

Porém, de nada adianta tanta tecnologia se o professor não está apto a utilizar esses computadores. É preciso que ele esteja preparado para usufruí-lo e torná-lo aliado ao processo educacional. De forma alguma ele será substituído por essas máquinas, ele sim, deverá unir seu conhecimento à essa tecnologia, tornando-se assim, o mediador das informações disponíveis na rede.

Dessa forma, todos saem ganhando, a aula, se tornará mais dinâmica, interessante, fácil, etc, o aluno, por prestar mais atenção e por participar mais da aula, aprenderá mais, e o professor, que ganha uma aliada na tarefa de ensinar.

Assim, o uso da informática nas escolas é um dos temas mais polêmicos na educação. Diversos seminários, debates, conferências têm sido realizados com intenção de melhor discutir este tema e chegar num denominador comum.

Ensinar com a Internet será uma revolução, se mudarmos simultaneamente os modelo do ensino. Caso contrário, servirá somente como um paliativo ou uma jogada para dizer que o nosso ensino é moderno e cobrar preços mais caros nas já salgadas mensalidades. A profissão fundamental do presente e do futuro é educar para saber compreender, sentir, comunicar-se e agir melhor, integrando a comunicação pessoal, a comunitária e a tecnológica.

Alguns endereços de projetos que utilizam a educação e a home page.


http://www.usp.br/geral/cultura/EC/
http://www.lsi.usp.br/econet
http://www.magnum.com.br
http://www.kidlink.org

REFERÊNCIAS.

FILHO, C. M. Televisão. A vida pelo vídeo. São Paulo:Ed. Moderna, 1988.

VESENTINI, J. W. Brasil: Sociedade e espaço-Geografia do Brasil.São Paulo: Ática, 2001.