segunda-feira, 3 de setembro de 2007


O termo home page, home-page ou homepage é normalmente designado para nomear a primeira página ou a página principal de um site, tendo a função de diferenciá-la das outras páginas que compõem um site. A home page seria como a capa de uma revista. Na Internet, esse termo costuma funcionar como a página introdutória do site com explicações sobre o que será encontrado nas demais páginas do site, Ela seria como o índice de um site a ser visitado.

Em tempos atuais a Internet tem ganhado destaque em ambientes educacionais, afinal, ele une som, imagem , informação e velocidade, portanto é inegável seu papel de instrumento em favor do processo de ensino-aprendizagem (principalmente levando em conta e facilidade atual de home pages serem elaboradas e mantidas).

Com esses novos métodos, e professores aptos a utilizá-los a aula ficará mais atrativa para o aluno, que sem dúvida, prestará mais atenção e conseqüentemente, aprenderá mais.

Desta maneira, colocar a imagem, a música, a internet, nas teias educacionais é uma forma de tornar mais interessantes os conteúdos ministrados, de aproximá-los de uma realidade, de um cotidiano que está, a casa momento, mais tecnológico.

A imagem é uma das formas mais bem-sucedidas que o homem criou para superar o fato angustiante de que depois do dia de hoje virá o amanhã, o seguinte, e que sua vida caminha para um fim inevitável. A imagem, assim como a música, a escultura, a arquitetura, são obras humanas concedidas para congelar e cristalizar o presente. (Filho, 1988,p9).

Por outro lado, ao elaborar uma página estar-se-á também transmitindo informações para um público (no caso da rede) mundial, sendo, preocupação com a linguagem, os textos, fotos, ética, etc.

As novas tecnologias têm como função auxiliar as mais diversas atividades da sociedade com maior agilidade e facilidade. E com a educação não haveria de ser diferente, pois principalmente o computador e conseqüentemente a Internet, auxiliam no processo de ensino-aprendizagem.

A Internet se encaixa perfeitamente aos novos rumos da educação, já que ela une som, imagem e informação e também pode auxiliar a criatividade do aluno através de softwares que estimulem a criatividade e o conhecimento. No caso da Geografia, o uso desses equipamentos auxilia a encontrar mapas geológicos, climáticos, etc., dados populacionais, figuras, etc.

Porém, de nada adianta tanta tecnologia se o professor não está apto a utilizar esses computadores. É preciso que ele esteja preparado para usufruí-lo e torná-lo aliado ao processo educacional. De forma alguma ele será substituído por essas máquinas, ele sim, deverá unir seu conhecimento à essa tecnologia, tornando-se assim, o mediador das informações disponíveis na rede.

Dessa forma, todos saem ganhando, a aula, se tornará mais dinâmica, interessante, fácil, etc, o aluno, por prestar mais atenção e por participar mais da aula, aprenderá mais, e o professor, que ganha uma aliada na tarefa de ensinar.

Assim, o uso da informática nas escolas é um dos temas mais polêmicos na educação. Diversos seminários, debates, conferências têm sido realizados com intenção de melhor discutir este tema e chegar num denominador comum.

Ensinar com a Internet será uma revolução, se mudarmos simultaneamente os modelo do ensino. Caso contrário, servirá somente como um paliativo ou uma jogada para dizer que o nosso ensino é moderno e cobrar preços mais caros nas já salgadas mensalidades. A profissão fundamental do presente e do futuro é educar para saber compreender, sentir, comunicar-se e agir melhor, integrando a comunicação pessoal, a comunitária e a tecnológica.

Alguns endereços de projetos que utilizam a educação e a home page.


http://www.usp.br/geral/cultura/EC/
http://www.lsi.usp.br/econet
http://www.magnum.com.br
http://www.kidlink.org

REFERÊNCIAS.

FILHO, C. M. Televisão. A vida pelo vídeo. São Paulo:Ed. Moderna, 1988.

VESENTINI, J. W. Brasil: Sociedade e espaço-Geografia do Brasil.São Paulo: Ática, 2001.

Nenhum comentário: