Nos dias de hoje, o professor não é apenas aquele que transmite o conhecimento, mas, sobretudo, aquele que subsidia o aluno no processo de construção do saber. Para tanto, é imprescindível que o profissional domine não apenas o conteúdo de seu campo específico, mas que compreenda também, a rotina, os problemas e as implicações presentes em uma instituição de ensino.
Neste sentido, a observação de aulas proposta pelos cursos de formação de docentes permite a análise da situação real do processo ensino-aprendizagem, tal como ocorre em sala de aula, com características que são intransponíveis e que devem ser consideradas.
O trabalho proposto tem como objetivo estudar e caracterizar através de observação de aulas a real situação do processo ensino-aprendizagem, tal como ocorre em sala de aula, destacando os mecanismos de interação verbal professor-aluno, o nível cognitivo dos alunos, os procedimentos didáticos adotados pelo professor, motivação discente, etc.
Com base na proposta de conhecer e caracterizar os aspectos ressaltados anteriormente optou-se pela realização de observações durante dez aulas em uma escola de ensino particular, Colégio Adeventista de Londrina, localizada na Av. Universo, 184 Jd. shangri-lá no município de Londrina - PR. A observação foi realizada em varias série do ensino fundamental e médio, a escola conta com um boa infraestrutura com iluminação, ventilação, quadras cobertas, salas arejadas, biblioteca, sala de informática, quadros negros, contém anfiteatro enfim um local que atende as necessidades físicas de uma escola. Além desta estrutura, a escola tambem conta com um site onde estes alunos tem acessos as notícias, notas, informações que ocorrem na esola e algumas dicas de site relacionados a várias áreas http://www.educadventista.org.br/escolas/pr/londrina/.
Neste sentido, a observação de aulas proposta pelos cursos de formação de docentes permite a análise da situação real do processo ensino-aprendizagem, tal como ocorre em sala de aula, com características que são intransponíveis e que devem ser consideradas.
O trabalho proposto tem como objetivo estudar e caracterizar através de observação de aulas a real situação do processo ensino-aprendizagem, tal como ocorre em sala de aula, destacando os mecanismos de interação verbal professor-aluno, o nível cognitivo dos alunos, os procedimentos didáticos adotados pelo professor, motivação discente, etc.
Com base na proposta de conhecer e caracterizar os aspectos ressaltados anteriormente optou-se pela realização de observações durante dez aulas em uma escola de ensino particular, Colégio Adeventista de Londrina, localizada na Av. Universo, 184 Jd. shangri-lá no município de Londrina - PR. A observação foi realizada em varias série do ensino fundamental e médio, a escola conta com um boa infraestrutura com iluminação, ventilação, quadras cobertas, salas arejadas, biblioteca, sala de informática, quadros negros, contém anfiteatro enfim um local que atende as necessidades físicas de uma escola. Além desta estrutura, a escola tambem conta com um site onde estes alunos tem acessos as notícias, notas, informações que ocorrem na esola e algumas dicas de site relacionados a várias áreas http://www.educadventista.org.br/escolas/pr/londrina/.
Ficha de Observação das aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário