Com o avanço da tecnologia nos últimos tempos o processo de ensino - aprendizagem está tendo que se adequar com essa mudança interagindo o aluno com o mundo digital.
O portfólio e uma ferramenta que esta sendo bastante utilizada para o registro e organizações de trabalhos acadêmicos e escolares utilizando a web para a acessar esses trabalhos produzidos em um certo tempo. Na produção do portfólio pode-se utilizar vários recursos informacionais como registros fotográficos, mapas, gráficos, textos etc, tentando elucidar o pensamento do estudante segundo Hamze (2007)
“Existe uma gama enorme de registros em portfólios, tais como: desenhos; fotos, artes, exposição de documentos; avaliação acadêmica de desempenho; registro de entrevistas; comentários e documentários de eventos musicais, de dança , de canto; lista de livros lidos; registro de leituras; correspondências; atuações gravadas em vídeo e áudio, etc.”
O professor acompanha o desenvolvimento do aluno através de observações, revisões e avaliações constante que segundo Bertocchi (2004)
“Encarado dessa forma, o portfolio tem sido utilizado pelos educadores como um excelente instrumento de avaliação. Quando bem planejado, permite ao professor visualizar o percurso do aluno e ajustar suas intervenções; possibilita avaliar o produto e acompanhar o processo de aprendizagem.”
Este e um grande recurso que serve para acompanhar e posteriormente arquivar a produção escolar dos alunos, principalmente no curso de geografia, onde há muitos textos, dados, gráficos, tornando um ferramenta essencial para o estudante. Onde hoje os interesses da maioria dos alunos está na tecnologia na qual eles estão inserido sendo o portfólio um grande recurso.
Referências.
HAMZE, Amelia. Os portfólios e os processos de ensinagem. Disponível em http://www.brasilescola.com/pedagogia/portfolios.htm . Acesso em 18 de abril de 2007.
BERTOCCHI, Sônia. Webfolio: o portfolio da era digital. Disponível em
Nenhum comentário:
Postar um comentário