segunda-feira, 25 de junho de 2007

Plano de Aula.

PLANO DE AULA

Escola:

Disciplina: Geografia

Série: 1ª Turma: Período:

ASSUNTO: Crescimento vegetativo ou natural.

Introdução.

Ensinar os conceitos básicos sobre crescimento vegetativo ou natural do mundo enfatizando a população brasileira, utilizando materiais didáticos para auxiliar uma melhor compreensão dos discentes.

Pré – requisitos necessários para o aluno.

- Interpretação de gráficos e tabelas;

- Noções básicas sobre crescimento, distribuição, condições de vida das populações;

- Fazer levantamento prévio das concepções dos alunos, questionando-os sobre o tema;

- Promover uma exposição dialogada incentivando os estudantes a participarem e comentarem sobre o assunto apresentado,

- Estabelecer relação do assunto com a realidade dos alunos,

Objetivos.

- Discutir o conceito de crescimento vegetativo, taxa de fertilidade e expectativa de vida;

- Apresentar os diferentes níveis de crescimento natural no mundo;

- Conceituar e diferenciar “país velho” e “país novo”;

- Apresentar as importâncias dos aspectos socioeconômicos no crescimento vegetativo;

- Estudar o caso brasileiro no panorama mundial;

Desenvolvimento.

- Explicar o que é crescimento vegetativo ( a diferença do número de pessoas que nascem e morrem em determinada porção do espaço p. 47);

- O porquê do ¨velho¨e do ¨novo¨mundo e quais são estes países;

- Identificar através das pirâmides etárias quais são os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos;

- Pedir a releitura (como lição de casa) das páginas 46, 47, 48, 49, 50 e 51 .

















Recursos Didáticos

- Quadro negro;

- Livro didático;

- gráficos;

Tempo:

1 aula (50 minutos)

6. Avaliação:

Exercícios de múltipla escolha sobre o assunto abordado (anexo 2)

6. Bibliografia:

MOREIRA, João Carlos. SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio: Geografia geral e do Brasil. São Paulo. Editora scipione. P. 46 – 52. 2002.



EXERCICIOS PROPROSTOS.

NOME: SÉRIE

Exercícios em sala de aula.

1) Pirâmides etárias são gráficos que indicam:

a) Natalidade, mortalidade e densidade demográfica.

b) A população absoluta e a população ativa.

c) A população absoluta, as faixas etárias, a expectativa de vida e as atividades econômicas.

d) O volume, a composição etária e a composição por sexos da população.

2) Comparando as duas pirâmides etárias abaixo podemos concluir que:

Pirâmide I Pirâmide II

I - A pirâmide I demonstra uma expectativa de vida e um envelhecimento da população maiores que a pirâmide II.

II- A pirâmide II demonstra o predomínio da população adulta, enquanto a II apresenta predominância de população jovem.

III- A pirâmide I demonstra que os velhos são mais numerosos que os adultos, enquanto a II apresenta jovens mais numerosos que os adultos.

IV- A pirâmide I demonstra grande mortalidade da população, enquanto II apresenta menor mortalidade das classes jovens, muito mais numerosas.

V- A pirâmide um, de base estreita e lados convexos, demonstra a superioridade numerosa dos adultos, enquanto a II, de base larga e lados côncavos, demonstra a importância dos jovens em números.

VI- A pirâmide I é característica da estrutura etária de um pais desenvolvido velho, enquanto a II apresenta a estrutura etária de um pais subdesenvolvido.

A seguir assinale:

a) Se somente I, IV e VI estão corretas.

b) Se somente II, III e V estão corretas.

c) Se somente I, V e VI estão corretas.

d) Se somente II e III estão corretas.

e) Se somente I e IV estão corretas.


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