Escola:
Disciplina: Geografia
Série: 1ª Turma: Período:
ASSUNTO: Crescimento vegetativo ou natural.
Introdução.
Ensinar os conceitos básicos sobre crescimento vegetativo ou natural do mundo enfatizando a população brasileira, utilizando materiais didáticos para auxiliar uma melhor compreensão dos discentes.
Pré – requisitos necessários para o aluno.
- Interpretação de gráficos e tabelas;
- Noções básicas sobre crescimento, distribuição, condições de vida das populações;
- Fazer levantamento prévio das concepções dos alunos, questionando-os sobre o tema;
- Promover uma exposição dialogada incentivando os estudantes a participarem e comentarem sobre o assunto apresentado,
- Estabelecer relação do assunto com a realidade dos alunos,
Objetivos.
- Discutir o conceito de crescimento vegetativo, taxa de fertilidade e expectativa de vida;
- Apresentar os diferentes níveis de crescimento natural no mundo;
- Conceituar e diferenciar “país velho” e “país novo”;
- Apresentar as importâncias dos aspectos socioeconômicos no crescimento vegetativo;
- Estudar o caso brasileiro no panorama mundial;
Desenvolvimento.
- Explicar o que é crescimento vegetativo ( a diferença do número de pessoas que nascem e morrem em determinada porção do espaço p. 47);
- O porquê do ¨velho¨e do ¨novo¨mundo e quais são estes países;
- Identificar através das pirâmides etárias quais são os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos;
- Pedir a releitura (como lição de casa) das páginas 46, 47, 48, 49, 50 e 51 .
Recursos Didáticos
- Quadro negro;
- Livro didático;
- gráficos;
Tempo:
1 aula (50 minutos)
6. Avaliação:
Exercícios de múltipla escolha sobre o assunto abordado (anexo 2)
6. Bibliografia:
MOREIRA, João Carlos. SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio: Geografia geral e do Brasil. São Paulo. Editora scipione. P. 46 – 52. 2002.
EXERCICIOS PROPROSTOS.
NOME: SÉRIE
Exercícios em sala de aula.
1) Pirâmides etárias são gráficos que indicam:
a) Natalidade, mortalidade e densidade demográfica.
b) A população absoluta e a população ativa.
c) A população absoluta, as faixas etárias, a expectativa de vida e as atividades econômicas.
d) O volume, a composição etária e a composição por sexos da população.
2) Comparando as duas pirâmides etárias abaixo podemos concluir que:
Pirâmide I Pirâmide II
II- A pirâmide II demonstra o predomínio da população adulta, enquanto a II apresenta predominância de população jovem.
III- A pirâmide I demonstra que os velhos são mais numerosos que os adultos, enquanto a II apresenta jovens mais numerosos que os adultos.
IV- A pirâmide I demonstra grande mortalidade da população, enquanto II apresenta menor mortalidade das classes jovens, muito mais numerosas.
V- A pirâmide um, de base estreita e lados convexos, demonstra a superioridade numerosa dos adultos, enquanto a II, de base larga e lados côncavos, demonstra a importância dos jovens em números.
VI- A pirâmide I é característica da estrutura etária de um pais desenvolvido velho, enquanto a II apresenta a estrutura etária de um pais subdesenvolvido.
A seguir assinale:
a) Se somente I, IV e VI estão corretas.
b) Se somente II, III e V estão corretas.
c) Se somente I, V e VI estão corretas.
d) Se somente II e III estão corretas.
e) Se somente I e IV estão corretas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário